Propostas de actividades

TRABALHAR A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA


Propostas de actividades para trabalhar a consciência fonológica, discriminação auditiva, consciência lexical, trabalhar a sílaba, palavra e frase.

 Veja aqui este livro.

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MÉTODO  DAS 28 PALAVRAS – SÍLABAS E SONS  – ppt

Veja neste link: LIVRO Método das 28 PALAVRAS. SÍLABAS E SONS
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O MÉTODO FONOMÍMICO DE PAULA TELES – 1ª PARTE

Através desta metodologia fonomímica, multissensorial, descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, vão progredindo nas competências da leitura e da escrita, aprendem a sério… a brincar…

Têm como objectivos específicos:

· Desenvolver a Consciência Fonémica – a consciência de que as palavras da linguagem oral são formadas por fonemas;

· Ensinar o Princípio Alfabético – ensinar que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto;

· Ensinar as Correspondências Fonema <-> Grafema – o conhecimento automático das diferentes correspondências fonema <-> grafema;

· Ensinar as Irregularidades nas Correspondências Fonema <-> Grafema – ensinar que alguns fonemas que podem ser representados por diversos grafemas e que alguns grafemas têm diferentes correspondências fonémicas;

· Memorizar as Cantilenas do Abecedário.

Destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura, desde a fase de “leitores-ouvintes” até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva.

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  Aprender com alegria: ludicidade na alfabetização de jovens e adultos
             

                       PowerPoint realizado por: Telma Ferraz Leal

Clique neste link e veja o PowerPoint: Aprender com alegria

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CANTILENAS

As Cantilenas destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura desde a fase de “leitores-ouvintes” até à fase de “leitores hábeis”, ou seja, até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva. Podem ser usados individualmente, em grupo, em casa, na Escola.

A colaboração e apoio dos pais é um auxiliar extremamente valioso, porque favorece uma maior aproximação afectiva entre pais e filhos, permite uma melhor compreensão dos pais em relação às reais dificuldades sentidas pelos filhos, estabelece uma relação de ajuda e cumplicidade que se prolonga para além desta situação específica.

Apresentação de algumas Cantilenas do livro da Doutora Paula Teles:

“I”

A INÊS E A IGUANA

A Inês viu uma iguana

gordinha, gordinha…

mas, que grande língua tinha!

iii

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 “T”

O TEXUGO TENOR

O texugo Tenor

é cantor, toca tambor.

 

 

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“CI”

A CIGARRA CIDÁLIA

A Cigarra Cidália é ciganita

canta… ci, ci, ci,

tem a voz bonita.

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Actividades para desenvolver a consciência lexical

(Retirado do livro de Fernanda Leopoldina)

 Exemplo: Partes do Corpo

Linguagem expressiva: ” Está aqui a figura de um rapaz. Gostava que me dissesses o nome da parte do corpo dele que eu vou apontar”.

Linguagem receptiva: “Está aqui a figura de um rapaz. Gostava que tu apontasses a parte do corpo dele que eu disser”.

  1. Olhos
  2. Orelha
  3. Queixo
  4. Pescoço
  5. Ombros
  6. Cotovelos
  7. Barriga
  8. Joelho

 

 

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 Actividades Memória Auditiva

Exemplo: Pseudo-Palavras

“Eu vou dizer-te algumas palavras esquisitas (engraçadas), e gostava que as repetisses depois de eu as dizer. Lembra-te que é importante que repitas igual ao que eu disser”.

Apresentar as palavras à cadência de duas por segundo.

Nota: para o item ser cotado como correcto as 3 palavras deverão ser repetidas respeitando a ordem.

Leco – Fima – Sila

Bila – Fajo – Nala

Palo – Gofa – Jufa – Dima

Tica – Dule – Muto -Feco

Exemplo:  Palavras

“Eu vou dizer-te outras palavras, e gostava que as repetisses de eu as dizer. Lembra-te que é importante que repitas igual ao que eu disser”.

Apresentar as palavras à cadência de duas por segundo.

Nota: para o item ser cotado como correcto as 3 palavras deverão ser repetidas respeitando a ordem.

Mar – Pote – Dança

Carro – Gato – Maçã

Mesa – Chuva – Criança – Mota

Sol – Ler – Xaile – Bota

Exemplo: Frases

“Eu vou dizer uma frase. Quando eu acabar, gostaria que a repetisses exactamente como eu disser”. Primeiro é a minha vez, e a seguir és tu”.

O cão gosta das crianças.

A Maria está no carro.

A Mãe disse à irmã para tomar conta do bebé.

Temos que ir a pé, porque esta é a bicicleta do Pedro.

A Mãe pediu à Sandra para levar o cão castanho para casa.

 

“Agora gostava que fizesses o que eu te vou pedir”.

 

Exemplo: Ordens

Levanta-te, e põe as mãos em cima da tua cabeça.

Senta-te, abre o livro, e põe-no no teu colo.

Dá-me o livro, vai até à porta e volta para o pé de mim.

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3 comentários Add your own

  • 1. Adriana Silva  |  Junho 5, 2010 às 12:17 am

    Desde já dou os parabéns pela criação deste blog visto que é uma mais valia para todas as Educadoras de Infância e para as Técnicas de Apoio à Infância.
    É muito importante que a criança aprenda as várias partes do corpo desde cedo, assim mais tarde não tem tendência a se baralhar quando lhe perguntarem.
    Penso que se deve ensinar desde cedo às crianças as cantilenas visto que estas têm uma leitura mais correcta e compreensiva. Também a divisão silábica é uma mais valia para a criança, assim esta tem uma forma correcta de pronunciar as palavras.

    Responder
  • 2. Maria Ednalba Freire Lima  |  Março 26, 2012 às 3:33 pm

    PARABENS PELO BELO TRABAHO

    Responder
    • 3. Beti Rodrigues  |  Maio 4, 2012 às 10:28 pm

      Obrigada

      Responder

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